CYRELA
16 de novembro de 2015
Resultado 3T15 e atualização de preços: números robustos, mas faltam perspectivas para melhoria de ROE; Mantida a recomendação Market Perform
A Cyrela divulgou seus resultados do 3T15 com fortes vendas de estoque, melhoria na Margem Bruta e geração de caixa de R$ 219 milhões, totalizando R$ 841 milhões nos 9M15.
O estoque diminuiu 5% no trimestre, e a Velocidade de Vendas melhorou para 14,3%, ante 10,6% no 2T15. Economias em custos de construção ajudaram no Lucro Bruto, e um Resultado da Equivalência Patrimonial de R$ 29 milhões melhorou o Lucro Líquido, conforme abaixo detalhado.
Destaques operacionais
A Cyrela lançou R$ 505 milhões em VGV, 1% abaixo A/A, com seis projetos, três em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e uma no sul. A empresa focou no segmento de alta renda, que correspondeu a 84% dos lançamentos deste trimestre.
As vendas líquidas foram robustas, atingindo R$ 790 milhões, +2% A/A, com forte participação de vendas de estoque (72% das vendas totais), com uma velocidade de vendas de 14,3% (+370 bps).
Os estoques ficaram em R$ 5,5 bilhões (-5% QoQ), sendo 25,3% em unidades concluídas.
A Cyrela tem buscado adaptar o seu banco de terrenos para áreas consideradas mais estratégicas: neste trimestre comprou dois terrenos (cinco no total este ano), e cancelou a compra de quatro no trimestre (dezenove cancelamentos no ano).
Resultado Financeiro
A Receita Líquida atingiu R$ 1.1 bi, estável frente ao trimestre anterior, e queda de 30% frente ao ano anterior, devido principalmente ao maior reconhecimento de receita no 3T14 pelo projeto Riserva Golf.
A economia nos custos de construção impactou positivamente tanto as receitas, em R$ 35 milhões, quanto a Margem Bruta, que ficou em 34,7% no 3T15 e 34,9% no 9M15 (+280 bps A/A).
A Receita Líquida no 9M15 ficou em R$ 3,3 bilhões, -23% A/A. O Lucro Líquido foi melhorado pelo resultado de equivalência patrimonial da JV Cury em R$ 29 milhões (ante R$ 22 milhões no 2T15) e diminuiu 32% na comparação do 9M15 com 9M14.
Nas despesas gerais e administrativas não houve grandes surpresas, com exceção do aumento nos gastos com compensação para atrasos em obras (de R$ 8 milhões no 2T15 para R$ 17 milhões no 3T15).
Conclusão
As robustas vendas de estoque, juntamente com a melhoria na Margem Bruta e a forte geração de FCF são os destaques deste trimestre.
Acreditamos que a Cyrela, por seu tamanho e escala de operação, tem a capacidade de melhorar a economia de custos em obras e também fazer negociações mais favoráveis na aquisição de terrenos neste momento de contração do mercado.
No entanto, acreditamos que a companhia prossiga com seu ROE pressionado (atualmente em 8,7%, -90 bps T/T e -330 bps A/A), sem perspectivas de melhora no curto prazo.
Portanto, apesar dos dados positivos do 3Q15, mantemos nossa recomendação Market Perform e atualizamos as nossas estimativas e preço-alvo de CYRE3 para R$ 10,80 para 12/2016, conforme detalhado nas próximas páginas.
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise dos resultados apresentados pela CYRELA no 3º trimestre/2015, elaborado por DANIEL COBUCCI, CNPI Analista Sênior, e MÁRIO BERNARDES MUNIOR, CNPI Analista Chefe,
integrantes do BB INVESTIMENTOS